ARTIGOS DE VALOR


Gestão do Valor
- Modismo ou regra de ouro da Gestão Empresarial moderna?
Neste artigo Jack Welth afirma que 2010 será a década da gestão baseada em valor, e "como ficou evidente na manchete, em publicação da Harvard Business Manager ( edição novembro 2006), a Gestão de Valor está na mira do mundo de negócios; menos como modismo, mais como regra de ouro da Gestão Empresarial..."
autor: Werner Kugelmeier - Consultor Empresarial
http://www.gestaoempresarial.adm.br/artigos_sobre_gestao_empresarial_gestao_de_valor.asp

© SAP lança programa para otimização de negócios na América Latina via Value Engineering 
"Value Engineering é uma mensagem universal: todos os produtos SAP deveriam levar este selo desde sua concepção, oferecendo ao cliente o valor das melhores práticas da SAP, disse José Duarte, Presidente e Gerente Geral da SAP América Latina. É uma ferramenta fundamental que permite aos clientes construírem um business case e agregar internamente o valor do investimento ao seu negócio. O programa Value Engineering permite ao cliente, respaldado por uma equipe da SAP e parceiros explorar as dinâmicas de sua indústria e determinar que áreas específicas otimizar, afirmou Antonio Luiz Schuch, Diretor para Empresas de Médio Porte da SAP América Latina. O cliente poderá basear sua decisão de investimento em uma análise de valor."
Leia mais em  http://www.sap.com/brazil/press.epx?pressid=7867


alvo   Acerte o alvo

   A edição 60 da Revista da Construção Mercado-
   PINI apresenta estratégias para ganhar as
   concorrências e licitações: "... e iniciar o   
   planejamento estratégico do projeto que inclui a 
   logística, engenharia de valor, materiais utilizados,  
  qualidade de execução e os prazos de entrega. Sempre visando o melhor custo-benefício. O construtor não deve poupar alternativas em engenharia de valor para conquistar o cliente ..., afirma Waldemar Marotta, da Racional Engenharia."
Leia mais em:  http://www.monari.com.br/artigos_acerte_alvo.asp


GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Da Teoria à Prática

“ O início de qualquer projeto constitui-se numa idéia para a solução de um problema ou obtenção de uma oportunidade. Na etapa de Oportunidade de Negócios (FEL I) um grande número de idéias surge devendo esta prática ser parte integrante desta etapa garantindo que a empresa evolua, reinventando-se para se tornar mais competitiva, podendo desenvolver novos produtos, redução de custos, implantação de melhorias operacionais e até encontrando soluções de problemas de segurança e proteção ambiental. Para superar estes problemas sugere-se a adoção da metodologia de Engenharia do Valor / Análise do Valor, pois ela assume um papel preponderante na medida que auxilia a equipe de projeto a desenvolver e filtrar as idéias em cada etapa do FEL...”; “... na etapa de Projeto Conceitual, é definida a tecnologia a ser empregada além de se avaliarem alternativas e definir as estratégias de contratação. O método de Engenharia e Análise do Valor, aplicado neste estágio, permite desenvolver alternativas para melhorar o ROI (retorno sobre o investimento) através da redução de custos operacionais, redução de desembolsos e melhorias de forma geral...”; “... e um dos processos de Engenharia e Análise do Valor consiste na adoção do EVA – Earned Value Analysis, como uma métrica comum para todas as etapas de um projeto, independentemente do tipo de trabalho executado.”

Leia mais em: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmprint.php?idc_cad=dy6xjries

Teoria do Stakeholder

"A palavra stakeholder significa pessoa ou organização que possui um valor econômico ou que é responsável pela guarda de um dado valor econômico que será distribuído após a solução de um evento ou processo incerto enquanto esse evento (ou processo) incerto não é resolvido..."; "Assim, a empresa deve transformar o valor investido pelo proprietário (ou pelos acionistas) em insumos (terrenos, instalações, equipamentos, processos tecnológicos, matéria-prima e trabalho) e com eles criar produtos (bens ou serviços) que possam ser vendidos no mercado para seus clientes de uma maneira tal que ocorra deste processo um retorno financeiro para os investidores. Isto é, a economia neoclássica considera que os fornecedores desses insumos também são “stakeholders”, tão importantes quanto os proprietários, na tomada de decisão." Leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_stakeholder


PREFERÊNCIA BASEADA NO DESEMPENHO

“A Gestão pelo Valor (Value Management) é uma filosofia de gestão baseada no valor e na funcionalidade das coisas (produtos e serviços), que tem como principal objectivo obter o valor correcto para todas as partes interessadas (clientes, colaboradores, accionistas, fornecedores e sociedade). A GV dá resposta a todas estas necessidades mencionadas atrás através da utilização das variadas ferramentas que a constituem, especialmente, a Análise do Valor (AV), o Caderno de Encargos Funcional (CEF) e a Gestão do Valor Obtido (GVO)...”; “O objectivo do processo é fazer da compra baseada no desempenho acessível e lógica para todos e mudar o paradigma do tradicional “pensamento de compras” para um de orientação para a colaboração e o desempenho do trabalho de equipa, com focalização no planejamento do desempenho, da melhoria e na inovação e não simplesmente no cumprimento dos contratos. A compra baseadas no desempenho oferece o potencial para transformar dramaticamente a natureza dos serviços de entregas e permite ao estado aproveitar a enorme criatividade e inovação natural na actividade privada.” Leia mais em: http://gestaototal-pt.blogspot.com/2008_11_01_archive.html

A Valorização da Criatividade e Inovação Aplicada ao Negócio

"Segundo pesquisa realizada pela Pricewaterhouse Coopers, publicada na Gazeta Mercantil os profissionais mais valorizados são os realizadores éticos e criativos..."; "podemos perceber a criatividade não somente como um instrumento de soluções de problemas, mas também como alavancagem de negócios e surgimento de novos serviços..."; "... citando como exemplo caixa de sugestões e percebemos que por trás deste discurso há uma frustração, insatisfação, pois nem sempre apresenta resultados, ou seja, os funcionários não apresentam idéias realmente criativas e inovadoras que agreguem valor ao negócio. Cabe ressaltar que somente este procedimento é insuficiente para gerar resultados para a organização do ponto de vista de geração de idéias, é preciso pensar em gestão de inovação e não atos isolados."; "A requalificação dos funcionários para atender todas as necessidades, aberturas às novas idéias, através de uma gestão criativa, a quebra ou reformulação dos modelos mentais entre outras necessidades é o grande desafio. Devemos entender a competência criativa, como capacidade de agregar valor ao negócio, através do patrimônio pessoal, estimulando tanto o desenvolvimento pessoal, quanto o grupal e empresarial." Leia mais em: http://www.sacrahome.net/v5/node/956

 

Criatividade e Inovação

"Jonash diz que inovação depende mais de método do que de criatividade: Mais importante que um estalo de genialidade, é aprender a gerenciar a inovação..."; "Agora, a saída é o crescimento orgânico. Isso significa inovação. As empresas sabem pedir inovação, mas não sabem medi-la, não sabem criar metas, não sabem gerenciar idéias e riscos, muito menos decidir quais valem a pena. Inovação faz pensar em estalo de genialidade..."; "O senhor fala em metas e medidas. Qual é o caminho? No passado, inovação era sinônimo de criatividade. Hoje, a definição é bem mais ampla. Como criar valor? Como capturar esse valor? Como medir isso?..."; "Fizemos recentemente um estudo com as universidades Stanford e Rice (nos Estados Unidos) e descobrimos que as empresas só medem o que é fácil. O segredo da inovação é aprender a medir as coisas difíceis, como riscos e oportunidades." 
Leia mais em:
http://www.rhportal.com.br/recursoshumanos/Criatividade_E_Inovacao.htm

 

Criando inovação com resultados concretos

"Rumo certo para Adicionar Valor ao Negócio, ... desenvolvimento de laboratórios de criatividade e Inovação com Resultados concretos liderados por experts em Criatividade e Engenharia/Analise de Valor. Esses laboratórios funcionam como oficinas onde os participantes (se apoiam na metodologia de AV- Análise de Valor ...) transformam seus problemas em idéias e estas em projetos que resultam em produtos e serviços inovadores com lucratividade."

Leia mais em: http://www.iacat.com/1-Cientifica/DesenvolveraCriatividade.htm

 

 

2007 I 2019 ©  -  ELEGE Engenharia do VALOR & Sustentabilidade®
Valorizando a riqueza sustentável!

  Site Map