APLICAÇÕES DE VALOR


Algumas referências de quem aplica a Engenharia do Valor para inovar e 
valorizar seus negócios, produtos e serviços:


Em Planos de Negócios:

- FIEPR(Federação das Indústrias do Estado do Paraná) / SENAI-PR
"Sempre na busca de transferência de novas tecnologias os Observatórios se lançaram no projeto de Formação-Ação em Análise de Valor, que tem por objetivo agregar valor aos produtos e serviços do SENAI/PR. A utilização da Análise de Valor apoiará a otimização progressiva e o processo de inovação do SENAI/PR."
Veja mais em:

http://www.fiepr.org.br/observatorios/FreeComponent2264content11368.shtml


Em Avaliação de empresas / Valuation


- FABAC - Faculdade Baiana de Ciências Contábeis

"Desde logo é possível argumentar que, à luz da teoria econômica, qualquer que seja o valor pelo qual uma empresa seja negociada, ele representa um valor econômico. Portanto, falar que a empresa deve ser avaliada pelo seu valor econômico é, no mínimo, chover no molhado. Cavalcante (2002, p. 1)"; "Para esclarecer melhor o conceito de análise de valor, é necessário conceituar o que é valor, pois muitas vezes ele é confundido com as palavras custo e preço."

http://iraildojose.sites.uol.com.br/intangiveis.html



Em Engenharia automotiva:

- DANA
"... para converter pequenas e grandes idéias em novos componentes, módulos e sistemas. Os principais elementos desse processo incluem engenharia de valor, 
qualidade, velocidade de chegada ao mercado e design de manufatura e montagem."  Veja mais em: www.dana.com.br/tecnologia/processosinovadores/ 


Em Engenharia de Software:

- Ci&T Outsourcing e TI
"Quando falo que com ágil somos 20% mais rápidos, mais baratos e entregamos a primeira coisa em produção em questão de semanas, geramos grande interesse dos clientes, diz Aminadab Nunes, diretor de tecnologia da Ci&T. Porém, para corresponder às expectativas, foi necessário construir uma engenharia de valor ..."
Veja mais em: http://www.tiinside.com.br/04/10/2010/nada-sera-como-antes-no-desenvolvimento-de-software/ti/200895/revista.aspx


Em Gestão Estratégica de Suprimentos

- Ataíde Braga - COPPEAD-UFRJ
"A partir do próximo estágio, o foco das atividades de Compras ou

Suprimentos deixa de ser essencialmente tático e começa a haver uma

tendência no trato com questões mais abrangentes e de repercussão de maior

prazo. No terceiro estágio, portanto, o tema central passa a ser a otimização

do custo do ciclo de vida(LCC-Life Cycle Cost), preocupação em se adicionar maior valor para o consumidor através de análise de valor e engenharia de valor dos materiais, redução da complexidade e envolvimento do fornecedor no desenvolvimento de novos produtos."
Veja mais em: www.forumlogistica.net/.../art_Evol_Estrat_de_compras_e_supr_bens_de_serv.pdf 


rochav   Em Edificações:
   
    - METODO ENGENHARIA

   "Expressivas reduções de custos aliadas a um 
   significativo aumento do valor final de produtos, 
   processos ou serviços são os resultados da 
   aplicação sistemática e estruturada da metodologia 
   conhecida como Engenharia e Análise do Valor"; 
   "... com a Engenharia e Análise do Valor tem-se a 
certeza de que os recursos financeiros só são despendidos em itens 
comprovadamente necessários, com perfeito equilíbrio na relação custo/ benefício."
Veja mais em: http://www.metodo.com.br/porque-a-metodo/valor-cliente.aspx


 

metro

     Em Engenharia civil / estrutural
     
     - SHOPPING METRÔ TATUAPÉ

     “A Turner trabalha com um sistema de  
     preço máximo garantido e engenharia de 
     valor, que permitiu diminuir o prazo da obra 
     sem elevar o custo...”; “Trata-se da fase de 
     desenvolvimento dos projetos básicos e 
     executivos, orçamentação e planejamento 
     da obra, momento em que a engenharia de 
     valor acontece para valer. No caso do Shopping Metrô Tatuapé, foi a engenharia de valor que levou à adoção de estrutura e fechamento em peças pré-moldadas, por exemplo.”
Veja mais em: http://www.piniweb.com.br/construcao/noticias/o-estado-vai-ao-shopping-86628-1.asp



Em arquitetura:


- TISHMAN SPEYER

"Agregando valores e incorporando tecnologias de ponta, o Conjunto Empresarial Nações Unidas (Cenu), em São Paulo, é celebrado como exemplo de vanguarda arquitetônica da era pós-industrial ou de uma nova ordem geopolítica mundial. E se credencia como paradigma para os projetos de edifícios de escritórios no país..."; "O processo do empreendimento começou a partir da análise ou engenharia de valor em relação ao projeto inicial para subjetivar um produto melhor adequado às necessidades do cliente. Para isso, houve uma somatória de conhecimentos, que contou com a expertise da Tishman Speyer".

Veja mais em:
http://www.piniweb.com.br/construcao/noticias/observatorio-do-futuro-84473-1.asp



rio_quente  Em Sistemas Construtivos de Hotéis
  
  - RIO QUENTE RESORTS - MÉTODO ENG.
  “Baseada em um estudo de Engenharia do Valor 
  desenvolvido pela MÉTODO, foi definida a 
  utilização da laje pré-fabricada, composta de vigotas 
  de concreto armado e lajotas de EPS, para otimizar 
  a quantidade de materiais utilizada para escoramento 
  das lajes e aumentar a velocidade de montagem das 
  mesmas, além de reduzir custos. Este sistema 
  substitui o uso do concreto, o que traz redução de custos no projeto, além de ser um ótimo isolante acústico e térmico, garantindo privacidade e conforto aos hóspedes do hotel”, afirma Ricardo Grassia, Gerente de Projetos do empreendimento.
Veja mais em:

http://www.portalvgv.com.br/site/metodo-engenharia-fecha-contrato-com-o-rio-quente-resorts-para-a-construcao-do-hotel-e-resort-grand-vacation/



Em Gerenciamento de Projetos / Contratações:


- M2L PROJECT MANAGEMENT

“O número de projetos na área de engenharia e construções que não atingem o sucesso é elevado. O fato do projeto não alcançar qualquer um de seus principais objetivos, seja de prazo, de custo, de qualidade, das expectativas do cliente, do não atendimento dos requisitos estabelecidos ou de qualquer outro, caracterizam o seu insucesso...”; “A modalidade de contratação PMG – Preço Máximo Garantido, é utilizado quando não há uma definição clara do escopo do empreendimento e o contratante estipula à construtora um teto de orçamento, chamado preço máximo garantido. A definição deste orçamento limite geralmente é obtida através da engenharia de valor.”

Veja mais em:

http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1006/projeto_mes_02.asp



Em Avaliação de imóveis:


- UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

“Neste trabalho, apresentam-se os resultados da aplicação do modelo de avaliação de projeto de habitação com base no valor, que visa, principalmente, ampliar e melhorar as condições de análise da habitação sob a perspectiva do mercado-alvo...”; “Sob esse enfoque, o objetivo geral deste trabalho é aplicar um modelo de avaliação que considere a adequação do projeto de habitação para um determinado público-alvo, através de um conjunto de procedimentos, tendo como base o valor percebido pelo usuário...”; “... gerando, como resultado, indicadores de desempenho e os custos desnecessários provenientes de elementos da edificação, que não agregam valor à habitação...”; “A solução apresentada contempla um enfoque inédito, pois define uma metodologia de avaliação de projetos de habitação que enfatiza o valor na perspectiva do usuário, propiciando melhorias com base no conhecimento das características dos imóveis concorrentes.”

Veja mais em: http:///www.cesec.ufpr.br/workshop2007/Artigo-47.pdf



Em Gestão Integrada - SSQMA


- PM ANALYSIS

“Apesar dos esforços de todas as organizações do mundo na busca de técnicas de produção capazes de extrair o seu melhor desempenho durante a operação, muitas vezes essas organizações falham nessa incessante empreitada...”; “A única forma de preencher essa lacuna é a aplicação da filosofia do valor a todo o sistema de gestão da empresa, permeando todas as decisões relevantes que são tomadas na rotina das organizações...” “Que bom seria ver o processo evoluindo ininterruptamente de maneira sustentável e em busca da otimização das práticas estabelecidas que, não obstante necessitem ter seu custo de realização cada vez mais reduzido, se vêem na obrigação de aumentar o seu valor intrínseco percebido por seus clientes...”; “A Gestão do Valor trata-se, portanto, da aplicação da filosofia do valor ao longo de todo o Sistema de Gestão...”; “A utilização da Análise do Valor se tornou tão importante que passou a ser obrigatória em algumas empresas e organismos governamentais...”; “Pela sua praticidade e pela lucidez com que foi criada, a Análise do Valor, além de produzir resultados facilmente comprováveis em curto prazo, é também uma filosofia verdadeiramente aplicável.”

Veja mais em:

http://www.ecodebate.com.br/2010/10/29/gestao-do-valor-a-analise-do-valor-implementada-na-gestao-da-organizacao-artigo-de-flavio-oliveira/



Em Implementação de Normas


- GENERAL MOTORS DO BRASIL / POLI-USP

Uma parte importante desta ferramenta é a norma de qualidade ISO/TS 16949:2002, a qual é avaliada através da Metodologia da Engenharia / Análise do Valor. Desta análise surgem as funções da norma, que podem ser utilizadas no desenvolvimento de novas estratégias de treinamento ou mesmo no suporte à implementação simultânea do Sistemas de Gestão de Qualidade e Gestão Ambiental, com redução de custos e aumento de valor.

Leia mais em:

www.automotiva-poliusp.org.br/mest/banc/pdf/cintra_wilson.pdf



 

 

2007 I 2019 ©  -  ELEGE Engenharia do VALOR & Sustentabilidade®
Valorizando a riqueza sustentável!

  Site Map